Para deixar a cidade mais bonita

Schirmer avalia governo e promete ajeitar de vez as praças e calçadas

"

Das 10 promessas anunciadas pelo prefeito Cezar Schirmer (PMDB) para serem executadas até o fim do segundo mandado, publicadas pelo "Diário" em janeiro de 2013, nenhuma foi totalmente cumprida até agora. O placar aponta oito com andamento parcial e duas à espera de execução.

O peemedebista tem ainda dois anos para acelerar a máquina pública e fazer a cidade andar. A partir de agora, Schirmer pretende trabalhar em problemas pontuais e recorrentes da cidade. Ou seja, deixar Santa Maria com uma aparência mais bonita, como ele próprio destaca. Para isso, afirma que promoverá ações no sentido de cuidar melhor das praças, calçadas, canteiros, eliminar os buracos e ampliar a cobertura asfáltica.
- Ser prefeito é extremamente difícil - desabafa.

Após seis anos de governo Schirmer, é inegável que a cidade recebeu melhorias por parte do poder público local, mas também é evidente o desgaste da atual administração que não vem respondendo aos anseios da população com a celeridade almejada.

O peemedebista reclama da incompreensão de algumas pessoas e diz que, para oferecer todos os serviços da maneira como elas desejam, o contribuinte teria de pagar mais impostos:
- Nós não vamos aumentar tributos. Então, temos de encontrar maneiras de oferecer serviços de qualidade com o caixa que temos.

Um assunto delicado

A tragédia da boate Kiss, de janeiro de 2013, atingiu em cheio o prefeito que havia sido recém reeleito com 82.477 votos, 54,76% dos votos válidos. As críticas à conduta de Schirmer e as suspeitas em relação às ações de funcionários da prefeitura atordoaram o governo municipal. Até hoje, o desconforto transparece sempre que o assunto vem à tona:
- Lamentamos profundamente. Agora, tem de se responsabilizar quem tem de ser responsabilizado - disse Schirmer.

Recentemente, após a vitória nas eleições de seu colega de partido e amigo pessoal, o governador José Ivo Sartori (PMDB), Schirmer chegou a ser convidado para integrar o primeiro escalão do governo gaúcho, mas declinou do convite para concluir o mandato. Segundo ele, as áreas mais importantes, como  educação, saúde e desenvolvimento, já estão encaminhadas e, por isso, a partir de agora, vai priorizar o embelezamento da cidade.

"Quero concluir o mandato sendo um bom prefeito"

Para os dois anos restantes de seu governo, Schirmer aposta na consolidação de propostas já encaminhadas, como a melhora significativa na saúde, com mais leitos hospitalares e com outras unidades de emergência, na atração de investimentos e na melhora da infraestrutura. O prefeito salienta que vai deixar para o próximo governante uma prefeitura organizada e uma cidade melhor.
- As coisas vão acontecer. Quero concluir o mandato sendo um bom prefeito.

Dos projetos considerados ousados por alguns e utópicos por outros,  ainda não decolaram o trem turístico, a restauração da gare, a vila olímpica e os 11 parques. Porém, outros surgem com fortes chances de virar realidade. Segundo o prefeito, o projeto do BRT (ônibus rápido) já está com os documentos aprovados e o convênio assinado. Ainda falta uma autorização do Ministério do Planejamento para as obras começarem.



"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Parquímetro mais moderno e mais caro em Santa Maria

Próximo

Ônibus operam com horário especial de sábado, nesta sexta-feira, em Santa Maria

Economia